O 21º CONBRAPI E O 7º CONBRAMEL ACONTECERAM
EXEMPLO DE SUPERAÇÃO – RESULTADO DA FORÇA DA UNIÃO

José Xavier Leal Neto – Presidente do 21º CONBRAPI

Logo Congresso 21Prezados Apicultores e Meliponicultores do Brasil

Prezados Colaboradores da Apicultura e Meliponicultura Brasileira

Incialmente quero dirigir-me, a cada um de vocês que estiveram presentes aqui e Fortaleza, em nome da Diretoria da CBA e da Equipe organizadora e colaboradores do 21º CONBRAPI, para fazer um agradecimento todo especial pela sua participação e apoio a mais uma edição do nosso magno Congresso.

Abertura oficial do 21o COMBRAPI e 7o CONBRAMEL com o Presidente do Congresso José Xavier e o Presidente da CBA - Aragão Brito
Abertura oficial do 21o COMBRAPI e 7o CONBRAMEL com o Presidente do Congresso José
Xavier e o Presidente da CBA – Aragão Brito

Durante o período que antecede de organização e realização do Congresso a nossa atenção fica muito ocupada e não temos a oportunidade de dar a devida atenção que cada um que esteve presente merecia ter. Passadas essas duas primeiras fazes e, na fase de conclusão burocrática do Evento, nos sobra alguns momentos de reflexão. Aí temos a oportunidade de fazermos uma leitura crítica e sistêmica de tudo o que aconteceu: falhas e acertos do que ocorreram, sentimos gratificados por termos podido colaborar com o segmento com acertos e lamentarmos pelas falhas, mas delas, tirar lição e disponibilizar para os colegas que abraçaram a responsabilidade de Presidir um Congresso dessa dimensão, na perspectiva de colaborar para o engrandecimento do mesmo, sem tantas dificuldades.

Compondo a mesa o Secretario de Meio Ambiente do Estado do Ceará - Prof. Artur Bruno; a Presidente da CTC/CBA Profa. Lidia Barreto e o Sr. Nésio Fernandes – Presidente da CSMEL Nacional e 1o Vice Presidente da CBA.
Compondo a mesa o Secretario de Meio Ambiente do Estado do Ceará – Prof. Artur Bruno; a
Presidente da CTC/CBA Profa. Lidia Barreto e o Sr. Nésio Fernandes – Presidente da CSMEL
Nacional e 1o Vice Presidente da CBA.

Pela obra do acaso, conduzimos o 21º CONBRAPI e o 7º CONBRAMEL (me permitam qualificar o termo CONBRAMEL como a sigla representativa do CONGRESSO BRASILEIRO DE MELIPONICULTURA), num dos piores momentos por que passa o Brasil. A crise por que passa o País, nas dimensões econômica e política, nos levou a todos nós, a ter total incerteza de como tudo isso irá resolver-se. A consequência disso foi profunda falta de apoio que tivemos, sobretudo dos parceiros fundamentais para a realização de evento desse porte, UM CONGRESSO DE DIMENSÃO NACIONAL. Confesso aos Senhores, longe mim, dirimir-me de falhas eventualmente ocorridas, mas para atingirmos os resultados positivos, testemunhados pelos que estiveram presentes, os esforços foram triplicados. Ouvi de muitos amigos a pergunta: “qual foi a mágica, Xavier?”. O que mais nos compensou, foi a certeza de que temos amigos. Amigos Institucionais que serão citados no relatório final. Ainda estamos tentando fechar a contabilidade, mas temos a certeza que vai dar tudo certo.

Mesa Composta
Mesa Composta

Queria abrir um espaço aqui para manifestar um sentimento profundo que esteve presente em minha mente, no decorrer do Congresso: Esse é um congresso realizado a partir do esforço conjunto dos amigos da apicultura e meliponicultura brasileira: Apicultores, Meliponicultores, Empresários, Empreendedores, Pesquisadores, Professores, Técnicos, Lideres do Segmento, Estudantes, Simpatizantes das abelhas e da natureza e consumidores. Sem vocês não teria Congresso. Esse sim é o grande Patrimônio da Apicultura e Meliponicultura Brasileira. As Lideranças representativas do segmento precisam criar essa ambiência de acolhimento como se fosse um grande clube. Já temos a CNCA (Carteira Nacional do Criador de Abelhas e Outras Categorias) como instrumento de identificação e integração das pessoas. Precisamos melhorar esse modelo e transformar o Sistema CBA, numa potencia realizadora. Do contrario seremos um sistema fragmentado, fragilizado e dependente.

Participação Especial de Acolhida do Serviço de Cerimonial – Show!
Participação Especial de Acolhida do Serviço de Cerimonial – Show!

Informamos que a Coordenação do 21º CONBRAPI e 7º CONBRAMEL está finalizando com extremo rigor a documentação dos Congressistas para em seguida iniciarmos a entrega dos Certificados de Participação como congressistas e participação nos minicursos que ainda não receberam. Estamos vendo o sistema mais pratico para a remessa dos documentos, aguardem, será breve.

Quanto as Carteiras, foi decido em Assembleia Geral realizada no próprio congresso que somente as que estiverem 100% corretas seriam encaminhadas à CBA, para emissão e posterior entrega aos donos, através das Federações de cada Estado. As que tiverem alguma pendencia como falta da foto ou de alguma assinatura ou outra pendencia qualquer. Feita o procedimento conforme a pendencia, será encaminhada a CBA para emissão e entrega ao dono, certamente via Federação do Estado do solicitante da referida carteira.

Vista parcial do plenário na abertura dos Congressos
Vista parcial do plenário na abertura dos Congressos

Quantos aos números do congresso a Coordenação está realizando uma finalização detalhada, mas temos indicativos que ultrapassou mil inscritos. Algo em torno de 1.200 participantes. A Comissão Técnico Cientifica da CBA informa que foram apresentados algo em torno de 250 trabalhos científicos contribuindo para a evolução de conhecimentos do segmento.

Quanto ao perfil de repasse de informações, o Congresso apresentou 06 Palestras Magnas; 16 Minicursos; 16 Workshops. Entre Palestrantes e Presidentes de Mesa e Mediadores dos Workshops foram mais de 60 Colaboradores, todos de uma forma ou de outra recebendo logística e apoio da Coordenação. Foram 20 empresas expondo no CONBRAPI e 08 parceiros expositores.

Discurso de Encerramento e Agradecimento do Presidente do Congresso
Discurso de Encerramento e Agradecimento do Presidente do Congresso

No decorrer do Congresso ocorreram três acontecimentos especiais, conforme segue:

1. Lançamento do Livro: Produtos Apícolas do Ceará e Suas Origens Florais – Características Físicas, Químicas e Funcionais, de autoria da Dra. Maria da Conceição Tavares Cavalcanti, Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará. Lecionando no Curso de Química da UECE e da Dra. Selene Maia De Morais, Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária e no Curso de Química da UECE

2. Homenagem a Zelma Bastos de Araújo – Profa. Adjunta da Centenária Escola de Agronomia do Ceará, Departamento de Zootecnia – Centro de Ciências – Universidade Federal do Ceará. Pioneira no ensino acadêmico na UFC.

Discurso de Encerramento do Congresso – Aragão Brito
Discurso de Encerramento do Congresso – Aragão Brito

3. Homenagem Antônio Fernando Landim, funcionário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado Ceará, atualmente aposentado. Apicultor pioneiro e difusor vocaciona da atividade no Estado até na Região.

Concluindo, queremos agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do 21º CONBRAPI e do 7º CONBRAMEL, e colocar a CBA, UNAMEL e FECAP à disposição de todos para os esclarecimentos necessários conforme a demanda e dizer que aprendemos muito com cada um e com o conjunto da obra. Estamos à inteira disposição para contribuir com os próximos eventos que vierem. Temos nosso banco de dados e disponibilizaremos a quem solicitar.

Fortaleza CE, 22 de maio de 2016.