Abelhas,

a serviço da agricultura

Ao criarmos esta página, não tivemos a intenção de oferecer um curso de apicultura, mas sim mostrarmos o quanto bonito e fascinante é a vida deste inseto – a abelha – tão conhecido pelo alimento que produz – o mel – mas que tantos outros benefícios e equilíbrio traz à natureza, e consequentemente ao homem.
Aqueles que assim o desejarem, poderão contactar as associações, institutos e universidades, ou seu amigo apicultor, um amante da natureza por princípio, para iniciar ou aprimorar seu conhecimento sobre as abelhas, e descobrir porque ela se constitui em uma opção de lazer, de estudo e trabalho!

Importância

As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Dizemos para o homem, porque para a natureza todos os seres, são úteis e tem a sua razão de ser, fazendo parte de um contexto geral no qual o próprio homem tem o seu lugar.
As abelhas, porém, fazem a polinização das flores e ainda nos fornecem cera, geléia real, mel, pólen, própolis e seu veneno, todos produtos amplamente aproveitados como alimento natural ou finalidade medicinais preventivas e curativas.

Polinização

As flores não são simples ornamentos que embelezam as plantas, mas sim um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais. Atraídos pelo seu vivo colorido, pássaros e insetos tocam-nas, circulam de uma para outra e fazem o transporte do pólen, elemento necessário à fecundação das flores.
Muitas plantas produzem flores que segregam um líquido adocicado, o néctar, que atrai insetos que dele se alimentam. Ao sugar o néctar, o inseto esbarra nas anteras , elemento masculino da flor, e fica polvilhado de pólen que adere as partes de seu corpo. Na visita à outra flor, grãos de pólen caem e atingem o estigma, o elemento feminino da flor, provocando a sua fecundação. A este processo dá-se o nome de Polinização.
As células existentes no ovário da flor se desenvolvem, geram frutos e sementes que, germinando, fazem nascer novas plantas, garantindo a continuidade da vida vegetal, portanto, evidenciando a importância das abelhas.

Produtos
naturais

As abelhas produzem e as vezes apenas armazenam, produtos diferenciados e considerados naturais, para fazerem uso dos mesmos somente quando da sua necessidade, seja como morada, alimento, higiene ou defesa.
O homem, desde o principio de sua existência, descobriu e faz uso dos produtos das abelhas, dando cada vez mais finalidade à estes, seja como complemento alimentar altamente energético ou como complemento medicinal aplicado à diversas doenças, como método preventivo ou curativo.
No mundo atual, quando muitas vezes busca-se processos simples e naturais para a melhoria da qualidade de vida, os produtos naturais originados das abelhas, tem importancia fundamental pela qualidade e eficácia.

Whatsapp
associe-se já