Editorial

REINA SILÊNCIO NA APICULTURA!


O ano de  2008 ficará na história da apicultura brasileira como um ano de grande movimentação, provocada especialmente pelos Entrepostos de Mel e Cera de Abelha.

No mês de março recebemos a notícia do levantamento do Embargo imposto ao mel brasileiro pela União Européia.

No mesmo momento recebemos a notícia das exigências impostas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, sobre a certificação das Casas de Mel dos apicultores, fato que permanece até hoje.

No início de junho tivemos a realização do XVII Congresso Brasileiro de Apicultura e do III Congresso Brasileiro de Meliponicultura que foram permeados por reuniões, palestras, assembléias, que discutiram à exaustão os problemas que afligem a apicultura brasileira.

Encerrada  a euforia promovida pelos congressos acima mencionados, o setor apícola se deparou com a Nota Técnica que apresentava a Revisão do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal - RIISPOA, o que provocou uma grande mobilização do setor com reuniões, elaboração de documento, mobilização política, no intuito de  oferecer contribuição para a referida Revisão.

Agora, como alguns Entrepostos já conseguiram retomar as exportações para a União Européia, fato este noticiado pelos jornais como se todo o problema do setor apícola tivesse sido amplamente resolvido, percebemos que cada parceiro daquela grande mobilização começa a olhar introspectivamente para resolver os problemas da sua empresa, esquecendo-se que os problemas comuns continuam.

E o Apicultor?

Ah! Esse vai continuar a mercê do que for resolvido pelos grandes empresários apícolas.

Depois de tanto barulho, neste momento, reina silêncio na Apicultura.

Um Feliz Natal e um ano de 2009 próspero e com menos problemas.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior