Artigo
 
 

APIS CEPAR
(CENTRO PRODUTOR DE ABELHAS RAINHAS)
UM PROJETO DE SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RAINHAS


 

      A criação de rainhas é um ramo cada vez maior no Brasil . Muitos apicultores têm se especializado nesta atividade , e distribuído material genético em grande quantidade por todo o país vendendo linhagens de boa produção .

      Há também aqueles que acreditam numa apicultura de abelhas européias , importando rainhas , e muitas vezes reproduzindo e distribuindo a apicultores interessados . Paulo Sommer (Presidente da CBA nos últimos dez anos) verificou que os zangões africanizados cruzam rainhas em altitude mais baixa que os europeus o que unido à superioridade genética torna impossível a manutenção de linhagens européias .

      A apicultura americana está em crise pois enxames saídos de apiários quando em liberdade na natureza morrem por na serem mais tratados com Apistan e outros . Foi publicado em um informativo da CBA que um apicultor norte americano cansado de comprar rainhas européias , e ter de tratá-las com produtos químicos , permitiu que abelhas africanizadas povoassem seu apiário , eliminando desta forma a necessidade do uso produtos químicos para controlar as doenças de cria .


Sr. Luiz mostrando quadro com abelhas africanizadas selecionadas.
      Diante desta realidade , foi que surgiu um projeto de seleção massal de rainhas chamado APIS CEPAR no município de Entre Rios – BA , sob a iniciativa do jovem apicultor Luiz Vilar . Desde os primeiros instantes os objetivos do projeto são : Aumento de produtividade , mansidão e rusticidade (Resistência inclusive às doenças de cria) .
 
      Aproveitando material genético selecionado pela natureza , e distribuído em apiários devidamente equipados , passou-se a observação de características de melhor produção, sanidade e comportamento .
 
      Nessa primeira etapa foi possível obter linhagens produtivas que alcançaram media superior a 50% , quando comparadas com colméias existentes no mesmo apiário , nas quais não foram praticadas substituições ou trocas por rainhas novas e selecionadas .
 
      Observou-se inclusive que estas rainhas quando introduzidas em apiários de clima frio , sobreviveram a geadas , e multiplicaram-se com vigor nos períodos de florada alcançando boa produção . Estes resultados de campo obtidos pelo APIS CEPAR mostram que a solução para a apicultura brasileira está dentro do Brasil , que deve ser exportador de material genético , e não importador , pois graças às suas abelhas possui mel orgânico .

      Este centro de criação de rainhas foi instalado para atender aos interessados em rainhas africanizadas que são as preferidas para a maioria dos apicultores que já tiveram a oportunidade de comparar com outras raças .
 
Luiz da Silva Vilar Neto
Estudante de Eng. Civil; apicultor desde os sete anos.
E-mail: apiscepar@bol.com.br
End.: Av. Sete Setembro, 1907 ap. 202 bl. B
CEP 40080-002
Salvador - BA
Fone: (0xx71) 9114-0408


 


Retorna à página anterior